A cada dia cresce mais o problema do alcoolismo entre os jovens. E o álcool é mais prejudicial para o jovem do que para o adulto, uma vez que ele prejudica a sua constituição física e psicológica em formação.


O álcool afeta todos os órgãos e tecidos do corpo; o aparelho digestivo é prejudicado e o fígado pode ser destruído.


Você sabe que mais da metade dos acidentes que ocorrem nas estradas são causados por pessoas embriagadas, muitas vezes jovens que saíram de uma festa? Muitas são também as mortes de pedestres causadas por motoristas embriagados.


Muitas famílias são destruídas por causa de um pai alcoólatra; ou mesmo pelas perturbações causadas por um filho viciado na bebida.


Muitos jovens dão aquela velha desculpa: 'Ah, eu só bebo socialmente, em festas, e sei me controlar'. Mas muitas vezes é aí que a pessoa pode começar a se tornar um alcoólatra. E é bem conhecido que o vício da bebida não começa na idade adulta mas na juventude.


Como todo vício, a álcool na maioria das vezes é também uma fuga para o jovem; às vezes para 'afogar as mágoas' de um namoro mau sucedido; de uma reprovação na escola, de uma difícil situação familiar; de uma timidez invencível; etc. Outros bebem para liberar os impulsos e desejos reprimidos.


Qualquer que seja a sua dificuldade jovem, não aceite a fuga como solução, qualquer que seja ela, aprenda a enfrentar o problema com coragem, determinação de resolvê-lo, e muita fé e oração.


A sociedade paga um preço altíssimo pelos desastres provocados pelo álcool.


Um alcoólatra pode acabar com a sua vida e com a da sua família, mesmo que indiretamente. Não é justo fazer os outros sofrerem por causa do nosso vício. Especialmente os pais que já trabalharam tanto e que agora têm o direito de descansar, e não de carregar o fardo pesado de um filho bêbado ou drogado.


A palavra de Deus, no livro dos Provérbios, chama a nossa atenção para o perigo da bebida:


' Zombeteiro é o vinho e amotinadora a cerveja: quem quer que se apegue a isto não será sábio.' (Prov. 20,1)


' Ouve, meu filho: sê sábio, dirige teu coração pelo caminho reto, não te ajuntes com os bebedores de vinho, com aqueles que devoram carnes, pois o ébrio e o glutão se empobrecem e a sonolência veste-se com andrajos.' (Prov. 23,21)


Tudo o que foi dito antes sobre os que desejam se recuperar do vício das drogas, serve também para você se recuperar do alcoolismo. 



Livro: “Jovem, Levanta-te”
Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br

11/05/2002 - 11h00

0 comentários:

Postar um comentário