Senhor, orando e vigiando para não cair em tentação, seremos perseverantes nos teus ensimanetos. Dá-me a Tua paz. ( Mt 2640-41 )

º passo: Orar e Vigiar
Mauro, de Mogi das Cruzes - SP

.: Ouça esta colocação

Essa estrada que caminhamos vemos que precisamos de mais sustentação, de apoio.
O carro não anda sem combustivel, assim também o cristão que não consegue caminhar sem o combustível necessário, que é a oração. (São Mateus 26, 40-41).
Nunca esqueça que você é um cristão amado por Deus, Ele quem te sustenta. É necessário que você dê uma "paradinha" para ouvir o que Deus tem preparado para você no dia de hoje.
Só Jesus cura! É necessário vigiar sempre!

oração: "Senhor, orando e vigiando para não cair em tentação seremos perseverantes nos teus incinamentos, dai-me a tua paz. Amém"




Senhor, professo que creio na Santíssima Trindade e peço ajuda da igreja, com a intercessão de todos os santos. Instrui-me na Tua palavra.  ( Rm 10,9-10 )


8º passo: Professar a fé
Padre Luís, de Governador valadares-MG

.: Ouça esta colocação

Tudo nos leva a acreditarmos em qualquer coisa, e esse passo é decisivo para que o dependente verbalize o que está sendo cultivado em seu coração, crendo no Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. (Livro de Romanos 10, 9-10). Confessar com a boca a nossa fé obtem a Salvação, nos faz muito bem e ainda nos insere na comunidade cristã.


Senhor, reparo, financeira e moralmente, a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meu. Restaura-me.  (Lc 19,1-10 )


Deus quer nos restaurar


Padre Paulinho
Foto: Clarissa Oliveira
Hoje as leituras falam de reconstrução do templo. De Judas Macabeus que luta pela reconstrução do tempo de Deus e Jesus que entra no templo e expulsa os vendilhões. Este final de semana também será um tempo de reconstrução do templo, do templos de nossa vida, onde o Senhor entrará no em nosso coração e expulsará todos os vendilhões.

Jesus fez um chicote, pois no seu coração o zelo da casa do Pai o consumia. Ser for preciso Ele fará chicotes para expulsar tudo o que causa a desordem no nosso coração. Ele é o primeiro interessado em fazer essa reconstrução em nosso ser.

Eu também sou responsável pela construção da vida do outro. Todos nós somos irmãos e precisamos ajudar uns aos outros, contando com a graça de Deus que vai nos curando de situações dolorosas que vivemos.

Prepare o seu coração pois Deus irá fazer muita coisa em você nesse fim de semana. Toda reconstrução que Ele quer realizar, é para que cheguemos a imagem e semelhança do Pai. As situações em nossa casa mudarão quando o homem novo nascer. É isso que o Senhor fará nesse final de semana em nós.


Padre Paulinho
Foto: Clarissa Oliveira

Deus está interessado em fazer essa obra nova dentro de você, em fazer que esse homem novo, essa mulher nova nasça em você.

Não tenha medo de mergulhar na graça de Deus! A melhor coisa que fiz na minha vida foi dizer um sim a vontade de Deus. Quando dizemos um sim a Deus, Ele vem trabalhar nas nossas feridas, nos curando e restaurando.

A graça do Espírito Santo está sendo derramada sobre nós para que os nososs corações possam ser curados.
Repita comigo: "Eu Jesus me abro a força da vossa graça. Revela à mim o que queres reconstruir na minha história, no passado que eu nem me lembro mais. Ajuda-me Senhor, eu quero lembrar com saudade, com o coração cheio de alegria de tudo aquilo que eu já vivi. Eis me aqui, Senhor!


Transcrição e adaptação: Regiane Calixto
--------------------------------------------------

Padre Paulinho
Sacerdote da Comunidade Canção Nova


--------------------------------------------------------------

20/11/2009 - 20h00

Senhor, renasço, no Teu Espírito, para a sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me de novo! ( Jo 3,1-15)

Um novo homem vai renascer

Meditando as duas leituras dessa Santa Missa (Ageu 1,15b - 2,9 e Lucas 9,18-22) vemos o que elas têm para nós hoje, de um modo especial para quem trabalha na Pastoral da Sobriedade.

Para quem nunca ouviu falar desta pastoral, é a tentativa da Igreja Católica de articular todas as frentes que lutam na prevenção, intervenção, recuperação e na ressocialização e no campo político, tentamos espantar "o lobo", que nada mais é, do que o mundo das dependências química lícitas ou ilícitas.

A Igreja continua a obra do Cristo o Bom Pastor e uma das diretivas do Bom Pastor é assim: “O Bom Pastor não foge quando chega o lobo.” Muitas pessoas têm medo de enfrentar esse lobo. Então para o povo que tem medo nós temos um recado: “Quem tem medo de morrer, morre de medo”.

Ouça trecho desta pregação


O importante mesmo não é nem viver, nem morrer, mas dar a vida por amor. O importante é se transformar na Eucaristia, dar a vida por amor. E não é dar um pouquinho, ou dez por cento, mas se doar completamente.

A Pastoral da Sobriedade é muito complexa, por isso é urgente que haja pessoas dispostas a fazer o que Jesus fez, pois senão vai ser difícil levar esta luta para frente.

A nossa espiritualidade é profundamente marcada pela Páscoa, pela Eucaristia. É preciso gente que não tenha medo de dar a vida, mas não é dar a vida de qualquer jeito, mas de uma maneira muito inteligente: unindo as nossas forças. Ninguém, por melhor que seja, sozinho consegue dar o melhor de si.

Sinergia é a unidade de três pessoas ou mais, que acaba por ter mais resultado do que a soma. Hoje o que está acontecendo aqui é uma sinergia, não é uma simples união. Colocamos a sua energia e a nossa, e acontece um grande fenômeno, por que onde dois ou mais se reunirem em nome de Jesus, Ele está no meio deles. Ele é a força maior.

“Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu Espírito permaneceu no meio de vós: não temais!”.(Ag1,5) O Espírito está no meio de nós para nos guiar.


Ouça: Dunga dá as boas vindas e canta 'Restauração'


Jesus abraçou livremente a sua paixão, por amor, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou. E não há ninguém neste mundo que o Senhor não possa ressuscitar. E disto nós temos certeza.

Transcrição: Célia Grego
Fotos: Renan Félix


--------------------------------------------------------------

Dom Irineu Danelon
Bispo da Diocese de Lins/SP


--------------------------------------------------------------

28/09/2007 - 20h00

Senhor, confesso meus pecados e, publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me.  ( Hb 8,12 )




Confesso a Deus e a vós irmãos

 
Cm        G7                                           Cm                  Bb                                      D#    C7
Eu confesso a Deus e a vós, irmãos,/ tantas vezes pequei, não fui fiel:
             Fm                  G7             Cm              G#                                  D7      G7                   Cm          C7
Pensamentos e palavras, atitudes, omissões.../ por minha culpa, tão grande culpa.

                         Fm      Bb                    D#    Cm              Dm7  G7      Cm
Senhor, piedade! Cristo, piedade! / Tem piedade, ó Senhor! (bis)

     Cm        G7                                    Cm             Bb                                                      D#    C7
2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe/ e a vós, meus irmãos, rogueis por mim
                Fm                        G7                     Cm                      G#                       D7    G7                    Cm        C7
A Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão,/ por seu amor, tão grande amor!
 
 

Senhor, arrependido de tudo que fiz, quero voltar para Tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me. ( Lc 15, 11ss )


Tudo É Do Pai

Banda Dom

Composição: Frederico Cruz
Eu pensei que podia viver, por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver

Fui embora, disse: ó pai, da-me o que é meu!
Da-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo
Gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do pai

(refrão)
Tudo é do pai
Toda honra e toda glória
É dEle a vitória
Alcançada em minha vida
Tudo é do pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu Senhor
Que me cura por amor (bis)


Quer ver uma palestra sobre esse passo? Clique na palavra arrepender-se abaixo:




Arrepender-se



(Marcos 1,40ss)
Um leproso chegou perto de Jesus e de joelhos clamou: "Se queres, tens o poder de me purificar".
Recuperamos como Igreja, como Pastoral da Sobriedade 17 mil jovens no ano passado, através dos grupos de auto-ajuda. Sabemos que são cerca de 25 milhões de dependentes no Brasil - o que fizemos é uma gota de água no oceano -, mas a perseverança e o testemunho fará com que o milagre vá se multiplicando.

Se cada dependente leva para o fundo do poço mais de quatro pessoas, quando está sóbrio e recuperado com certeza arrastará uma multidão para a vida, dando testemunho do poder de Deus agindo em cada um.

A Igreja quer, Jesus quer, mas é necessário ir ao encontro d'Ele e pedir de joelhos: "Jesus, liberta-me".
Se nós perseverarmos em qualquer um dos grupos que existem, a recuperação é certa na graça de Deus.

Então Jesus responde: "Eu quero! Vim para salvar o que estava perdido, eu vim para salvar, para redimir".
Nós temos, a serviço da recuperação, a medicina, a ciência, mas precisamos também nos desintoxicar de tudo que impede o nosso acesso à graça de Deus. Por isso a recomendação é que possamos recuperar a todos e toda a família. Que a família vá na frente, o grupo de auto-ajuda é para todos

Dom Irineu sempre fala que todos nós somos dependentes. De coisas diferentes, mas todos somos dependentes por isso necessitamos desta recuperação, desta graça de Deus agindo na nossa vida. Conduzir para a vida eterna é a missão da família.

A família deve estar sempre em oração, mas em casa é o lugar mais difícil para rezar porque todos conhecem os nossos erros, as nossas dependências. Por isso é necessário começar com humildade a rezar, pois somos responsáveis pela salvação deles.

Jesus diz: "Vai apresentar-te aos sacerdotes", para mostrar a eles que o sistema, às vezes, não funciona e é necessário utilizar a pedagogia de Jesus que faz com que experimentemos o amor infinito de Deus por cada um de nós. Não existe recuperação sem passar pela cruz, mas a cruz é restauradora, é libertadora.
Nesta certeza, sabemos que precisamos de uma ocupação.

Quem está num grupo negativo precisa admitir e tomar consciência de que precisa voltar a freqüentar um grupo positivo que vai levar a conhecer o amor infinito de Deus.

Por isso, é preciso acreditar nesta proposta restauradora de Jesus – recuperar pelo trabalho, pela disciplina necessária - para estar sempre nos planos do Senhor.

O dependente químico é nosso irmão, filho da comunidade, da Igreja - e nós precisamos oferecer a nossa mão para ajudá-lo.

--------------------------------------------------------------

Padre João Cecomello


--------------------------------------------------------------

24/06/2006 - 11h15




Clique na imagem para ampliá-la




Leitura da Palavra: I Pedro 5, 7-11


Oração do passo entregar

" Senhor meu DEUS, admito que sou dependente, que sozinho não consigo ser sóbrio. Confio em Ti, JESUS-Libertador.
Entrego minha vida em tuas mãos, Senhor.
Entrego minha dependência a Ti, Senhor.
Entrego minhas angústias a Ti, Senhor.
Eu Confio em ti, Senhor.
Liberta-me, ó Pai.
Entrego meus pensamentos, minhas palavras e minahs ações em tuas mãos, Senhor. "

Peçamos a DEUS, nosso Pai, que nos fortaleça na fé, nos mantenha firmes e inabaláveis para sentirmos a Paz de CRISTO em nossas vidas e vivermos o compromisso com JESUS.



"Piedade Redentora de Cristo!


                                        Dai-nos a Sobriedade!"

Se você quer escutar uma palestra sobre esse passo clique na palavra Entregar abaixo :

  Entregar

Imagem de Destaque 

O pior não é a morte, mas sim a morte que experimentamos em vida!

Droga é tudo aquilo que priva da vida. As drogas não trazem a morte. Elas são a morte. Uma vez ouvi alguém dizer que o pior não é a morte, mas sim a morte que experimentamos em vida. É isso que fazem a maconha, cocaína, cigarro, álcool e afins, e mesmo outras coisas, como a sexualidade desregrada, a novela, remédios, anabolizantes, etc. Vende-se um ideal de falsa alegria ou falsa paz, que bem devagar vão desgastando o sujeito, impedindo-o de se conhecer, de desfrutar as possibilidades que a vida oferece, enfim, vai se matando a esperança.E há tanto a esperar da vida! Mas usamos as dificuldades, os conflitos como desculpas por um modo de vida “mais fácil”. Trocamos nossa liberdade por comodidades. Pior ainda é quando se abre mão dessa liberdade apenas por uma mera curiosidade.

Mas como se perde essa liberdade? Quantas vezes, usando drogas, você perdeu a oportunidade de descobrir aquilo que realmente te faria escolher teu caminho: tua força, tua capacidade, teu potencial? Quantas vezes você deixou sua vida ser decidida por aqueles que alimentam seus vícios? Quantas vezes mudamos nossa rotina, ou prejudicamos nossos contatos afetivos por causa do horário de uma novela, ou da necessidade de fumar um cigarro? Quem está decidindo a sua vida? As coisas que você faz são dirigidas a uma meta, a se tornar uma pessoa melhor a cada dia, ou você se deixa levar pela “fissura”, pelo efeito que a droga produz?

A incapacidade de fazer escolhas, e conseqüentemente de controlar o que se faz, te torna uma pessoa compulsiva. Você não consegue mais ficar sem um “trago”, não consegue perder o capítulo de uma novela, não consegue decidir o que é melhor na tua vida afetiva por causa de uma dependência sexual.

Já parece não haver mais esperança de vida sem aquele vício. E o pior, é que tudo aquilo que você faz, você se justifica por aquilo que sente; só consegue se relacionar com as pessoas a partir da “segurança” que a droga oferece; diz que ninguém tem nada a ver com sua vida, e começa a experimentar o pior prejuízo que a droga traz: a solidão.

Como sair dessa? Em primeiro lugar, é preciso uma decisão radical de romper com o vício, com a escravidão. Para isso, é preciso mudança de vida. É preciso quebrar a autosuficiência, arrepender-se, ter humildade, submissão, disciplina, entrega, e principalmente, acreditar em Deus. O trabalho feito a partir da tradição dos grupos de “Anônimos” (AA, Fazenda do Senhor Jesus, etc.) indica algumas medidas importantes, estruturando esses passos através da promoção de uma reconciliação com Deus, consigo mesmo e com os outros. A decisão, no entanto, precisa ser radical. A recompensa? A esperança, a vida, a liberdade. A certeza de que o melhor da vida ainda está por vir.

Que tal agora pensarmos nos vícios que fazem parte da sua vida? Cocaína? Maconha? Álcool? Cigarro? Remédios? E se você acha que não é viciado, apenas usuário, vale a pena lembrar a atitude de auto-engano e justificação contidos na frase “quando quiser, eu paro”, usada por tantos que hoje precisam da nossa ajuda e nossas orações. Pelo que você acha mais importante viver: Pelos enganos oferecidos por esses meios de entorpecimento da vida, ou pela esperança de viver a vida que Deus sonhou para você? Lembre-se: Jesus quer te dar a vida, e vida em abundância.


Cláudia May Philippi e Kleuton Izidio
claudiaphilippi@cancaonova.com
29/08/2006 - 09h00  


A cada dia cresce mais o problema do alcoolismo entre os jovens. E o álcool é mais prejudicial para o jovem do que para o adulto, uma vez que ele prejudica a sua constituição física e psicológica em formação.


O álcool afeta todos os órgãos e tecidos do corpo; o aparelho digestivo é prejudicado e o fígado pode ser destruído.


Você sabe que mais da metade dos acidentes que ocorrem nas estradas são causados por pessoas embriagadas, muitas vezes jovens que saíram de uma festa? Muitas são também as mortes de pedestres causadas por motoristas embriagados.


Muitas famílias são destruídas por causa de um pai alcoólatra; ou mesmo pelas perturbações causadas por um filho viciado na bebida.


Muitos jovens dão aquela velha desculpa: 'Ah, eu só bebo socialmente, em festas, e sei me controlar'. Mas muitas vezes é aí que a pessoa pode começar a se tornar um alcoólatra. E é bem conhecido que o vício da bebida não começa na idade adulta mas na juventude.


Como todo vício, a álcool na maioria das vezes é também uma fuga para o jovem; às vezes para 'afogar as mágoas' de um namoro mau sucedido; de uma reprovação na escola, de uma difícil situação familiar; de uma timidez invencível; etc. Outros bebem para liberar os impulsos e desejos reprimidos.


Qualquer que seja a sua dificuldade jovem, não aceite a fuga como solução, qualquer que seja ela, aprenda a enfrentar o problema com coragem, determinação de resolvê-lo, e muita fé e oração.


A sociedade paga um preço altíssimo pelos desastres provocados pelo álcool.


Um alcoólatra pode acabar com a sua vida e com a da sua família, mesmo que indiretamente. Não é justo fazer os outros sofrerem por causa do nosso vício. Especialmente os pais que já trabalharam tanto e que agora têm o direito de descansar, e não de carregar o fardo pesado de um filho bêbado ou drogado.


A palavra de Deus, no livro dos Provérbios, chama a nossa atenção para o perigo da bebida:


' Zombeteiro é o vinho e amotinadora a cerveja: quem quer que se apegue a isto não será sábio.' (Prov. 20,1)


' Ouve, meu filho: sê sábio, dirige teu coração pelo caminho reto, não te ajuntes com os bebedores de vinho, com aqueles que devoram carnes, pois o ébrio e o glutão se empobrecem e a sonolência veste-se com andrajos.' (Prov. 23,21)


Tudo o que foi dito antes sobre os que desejam se recuperar do vício das drogas, serve também para você se recuperar do alcoolismo. 



Livro: “Jovem, Levanta-te”
Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br

11/05/2002 - 11h00


.: VÍDEO com trecho desta palestra


"A verdade é Jesus, o caminho é Jesus e a vida é Jesus"

Nós que já encontramos esta verdade, temos um compromisso. Foi pura graça para nós, portanto pesa sobre nós uma hipoteca, uma obrigação de usar tudo isso que recebemos para que se multiplique a possibilidade de outros encontrarem o caminho, a verdade e a vida. Não somos em nada melhor que eles, apenas tivemos a graça de conhecer que o caminho é Jesus. Não adianta dizer: você não deve beber, você não deve se drogar... não vai adiantar. Na verdade todos os que estão atrás destas dependências, tem uma carência. O apóstolo são João definiu a Deus como amor. Deus é amor e amor é Deus, mas eu preciso purificar este amor, tirar todas as impurezas. As pessoas têm carência de Deus, do amor autêntico. Mas, amor não compramos na loja, precisamos tirar de nós este amor.

Às vezes precisamos dar mais e mais amor, quando as coisas não vão bem, quando não se tem dinheiro... Quando as coisas vão bem em casa, rapidamente amamos. Mas quando não vão bem, o amor já está desgastado, é difícil dar amor.

Mas, pesa sobre nós a hipoteca de tirar amor de dentro de nós para dar ao outro, mesmo quando já estamos um "bagaço", ainda existe amor para dar.

Estou falando de dar amor e não de receber amor. É preciso dar amor aos filhos quando está tudo bem, mas também quando eles estão revoltados, quando estão nas drogas é preciso continuar dando amor.



São João Bosco, dizia que não basta que os jovens saibam que são amados, eles precisam tocar nisso. Os jovens da sua cidade que vivem no "point", muitas vezes estão lá na verdade procurando amor.

.: Ouça trecho desta pregação

Quanta gente fazendo as piores coisas, roubando, drogando-se, prostituindo-se, porque não teve família ou não sentiu amor. A mãe talvez amava muito os filhos, mas por trabalhar muito não teve tempo de distribuir este amor.

Precisamos ser amadores profissionais. O primeiro sentido da palavra amador é ser que aquele que ama. Quero ser profissional em amar, amar por mais duro que seja.

"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (São João 3,16)

Quando são João fala de mundo aqui, não fala da terra mas das pessoas. Deus amou tanto este mundo das drogas da prostituição, da corrupção que lhe deu o seu Filho único. Deus está dizendo a mesma coisa para o mundo da sua casa, da sua família, da sua paróquia. Ele deu seu Filho único para que todo o que n’Ele crê não pereça. Não foi para condenar o mundo, a sua família, mas para que todos sejam salvos.

Transcrição: Tatiane Gomes
Fotos: Paulo Sérgio



--------------------------------------------------------------

Monsenhor Jonas Abib
pejonas@cancaonova.com
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II. É autor de diversos livros.

Leitura da Palavra: Marcos 10, 46 - 52

Reflexão:

Depois que percebemos que somos limitados e admitimos a nossa fraqueza, temos de mudar de direção. Mudar da dependência das drogas para a dependência de DEUS. Depositar nossa vida, nossa paz, nossa felicidade nas mãos do Senhor. Estavamos cegos à beira do caminho!
Devemos nossa existência a DEUS, criador e redentor da vida.
Precisamos reconhecer JESUS como no Senhor e Salvador. Por isso devemos, como o cego Bartimeu, confiar nele, correr atrás dele, clamar por sua misericórdia.
E Ele, JESUS, não só abrirá nossos olhos como também nosso coração. O cego reconheceu JESUS como o Senhor, o Messias, o Filho de Davi.
E você reconhece JESUS como o Senhor da sua vida? Você acredita que Ele o salvará? O libertará?
Você tem fé ?
Você deposita em JESUS CRISTO confiança a ponto de receber Dele a cura?
Bartimeu, depois de curado, seguiu JESUS.
E você, também vai segui-lo?
Vai submeter sua vida, sua vontade ao Senhorio de JESUS?
Estava cego à beira do caminho!
Mas o amor de DEUS é maior. Supera as minhas fraquezas.
Minha confiança na misericórdia de DEUS, a certeza de que Ele ouve o meu clamor, que é o clamor de um pobre oprimido pela dependência, está a cima de todas as incertezas.
Devemos cultivar a espiritualidade para podermos perceber a dimensão, a grandeza de DEUS se fazendo amigo em nossa caminhada.
Confiança, coragem e compromisso são as exigências para cura, para libertação.
Vamos juntos clamar três vezes:
"JESUS, filho de Davi, tem piedade de mim!"
Não é por nossos méritos, pois não possuímos mérito nenhum, mas pela misericórdia de DEUS que Ele ouvirá o nosso clamor, com certeza, abrirá nossos olhos e nossos corações, curando-nos de nossas dependências.
A cura acontecerá. Quando? Não sabemos.
Sabemos, sim, que precisamos ser capazes de assumir o compromisso de segui-lo.


Clique na palavra Confiar abaixo e verá uma palestra sobre esse passo:




Confiar




Leitura da Palavra: Romanos 7, 15 - 20
 

Esta semana começou mais um ciclo da Pastoral da Sobriedade. Todo o país está no mesmo passo: Admitir.

"...Quando admitimos que somos pecadores, começa em nós a conversão. Admitir honestamente a dependência; admitir, humildemente, a nossa limitação humana é o primeiro passo para Libertação. O caminho é difícil, mãs não é impossível!
É preciso ter garra e determinação. Qualquer que seja o caminho, existirão sempre obstáculos a serem enfrentados. Isso faz com que o desânimo nos persiga tornando nossa força vulnerável. Mas, se queremos vencer, temos de insistir. NÃO PODEMOS DESISTIR !!
Temos de lutar sem ter medo de fracassar. O pior não é fracassar, mas não ter força para levantar a cabeça e continuar lutando.
Nós podemos convidar JESUS CRISTO, o bem maior, para fazer morada em nosso coração, em nossa vida."






Clique na palavra Admitir e você verá uma palestra sobre esse passo =>


Admitir

Jovem de 17 anos testemunha sua recuperação das drogas


Ouça este testemunho, na íntegra
"Nasci numa família muito complicada, no meio da droga, da violência, com pessoas que me levaram para o caminho mal, longe da Igreja e ainda ajudava a levar outros para esta situação. Eu acabei caindo neste mundo, acabei com a minha vida e com a vida de muitas outras pessoas também.

Graças a Deus, quando eu estava no fundo do poço surgiram pessoas como anjos na minha vida. Eles acreditaram em mim quando ninguém mais acreditava. Meus tios queriam me levar para a Igreja, me apresentaram a Pastoral da Sobriedade. Eu não queria, tentei fugir, mas acabei indo morar com ele. E apesar de não ter aceitado logo a proposta de mudar, aprendi a me amar, saber que sou importante para Deus. Para mim, eu não era importante para ninguém.

Graças a Deus, hoje eu vivo na sobriedade e não quero sair desse caminho. Se algum jovem está assistindo agora, obrigado pelos pais, digo a vocês que o primeiro passo é querer, é se abrir."
Gabriela, 17 anos
Angra dos Reis/RJ



Ouça este testemunho, na íntegra
"Fui dependente, comecei a beber muito cedo - mais ou menos com 13 anos de idade. Comecei com a cerveja, vieram outras bebidas, cheguei até a cinco ou seis litros de pinga por dia. Perdi meu pai muito cedo e fui buscar o amor lá fora, buscar a alegria que nós jovens buscamos lá fora. Logo experimentei outras drogas e minha vida começou a se passar em torno das drogas e da sexualidade desregrada.

Eu achava que não tinha mais jeito e que só ia parar de beber e de fumar quando eu morresse. Mas, graças a Deus algumas pessoas acreditaram em mim, e me levaram para um acampamento.
Hoje, fazem 7 anos e 11 meses longe da dependência, graças a Deus!
A minha vida é essa depois que encontrei Jesus. Realmente me empenho nesta caminhada e hoje sou coordenador da Pastoral da Sobriedade na diocese de Presidente Prudente (SP). Eu vi que a misericórdia de Deus é muito grande. A minha vida hoje é me empenhar para resgatar estes jovens.
Muitos dos meus amigos meus estão presos e outros já morreram por causa das drogas.
A coisa que mais gosto de fazer hoje é viver."
Paulo
Presidente Prudente/SP


24 de junho de 2006

"Se você quer somar conosco com seu testemunho mande para nós por e-mail (pastoraldasobriedadems@hotmail.com). Seu testemunho pode salvar outras vidas."



       Mística é energia. É serviço com alegria. Mística não tem uma definição única.
       O potencial místico de toda a Igreja Católica é colocado gratuitamente à disposição através da Pastoral da Sobriedade, na fraternidade com todos, nos colocando em igualdade aos outros. É preciso, na nossa mística, recuperar um estilo de vida simples, sóbrio. Somos o corpo místico.
Quantos transtornos ocorrem quando há falta de energia.
Desanimou na primeira dificuldade?
É necessário, então, cultivar a formação, a articulação e a espiritualidade.
Sinergia é mais que energia conjunta.
Onde está a fonte de nossa energia, nossa mística?
Os patriarcas possuem o fogo de Cristo. Donde vem tanto entusiasmo?
Da oração? Da presença de Deus vivo em nossas vidas?
Devemos rezar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós. Nessa união é que vamos caminhando.
Mas quando você reza?
Existem os momentos de oração. Entramos na capela para amar e saímos para servir. Temos que ser contemplativos também na oração.
Precisamos ter sempre em mente que por maior que sejam as dificuldades não podemos desistir. Vamos continuar caminhando sempre em frente.
O Oxigênio Pentecostal é a alegria, o entusiasmo, o amor.
Temos que colocar em destaque aquilo que animou Jesus Cristo. ‘’Eu desci do céu para fazer a vontade do Pai”. “E a vontade do Pai é que ninguém se perca”. “Eu vim para que todos tenham vida”. “Não tenhais medo, Eu venci o mundo.”
Você é enviado e tem o direito de ser capacitado. “O Espírito repousa sobre mim, unge e fortalece”. Rios de águas vivas nascem daqueles que se entregam ao Senhor. Como você descobre o que Deus quer de você? “Quando a gente ama, há mais alegria em dar do que em receber!”
Deus é amor!
Tudo o que é bom custa. Esse custo recebe o nome de cruz. Quando você não ama, custa muito mais. Quando a mulher vai dar a luz, custa. Porém quando vê o filho, esquece a cruz.
“Não discutamos agora, não poderás me entender. Quando fores árvore grande saberás me agradecer” – disse o jardineiro à pequena semente quando estava enterrando-a no buraco escuro.
Não basta amar. É preciso demonstrar, disse São João Bosco.
O fogo ilumina! Ama! Que bom a pessoa que sabe amar e sabe se deixar amar também. Amar é fundamental. Mas para ser sinal e portador do amor de Deus, não há receita pronta.
Mística é como a vela. Só quando uma está acesa é que se pode acender as demais!
Deus em sua Divina Providência poderia ter criado uma só rosa mas criou muitas. E você, assim como a rosa, à roseira, precisa estar ligado a Deus para se alimentar.
Mística é a energia que vem de Deus. É vontade e alegria. É a alegria de poder servir. É o Amor que Deus Trino tem por nós.

Dom Irineu Danelon 


Fonte: www.sobriedade.org.br23/3/2004