Ao falar sobre dependência de cigarro, muita gente pensa apenas na dependência física causada por ele, na necessidade que o corpo passa a ter em relação às substâncias do fumo. Porém, este não é o único tipo de problema que ele causa no ser humano. Além da física, outros tipos de dependência passam a fazer parte da vida do fumante. São eles:
Dependência Física: O organismo do fumante se acostuma a receber certa dose de nicotina e, quando ele deixa de fumar, o corpo sente falta e precisa se adaptar à ausência dessa substância. Este período de adaptação é denominado Síndrome de Abstinência, quando podem ocorrer: ansiedade, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração, tristeza, dor de cabeça, tonteira, alterações no sono e no ritmo intestinal.
Dependência psicológica ou emocional: O cigarro serve, muitas vezes, como uma bengala, um amortecedor para as emoções, sejam elas desagradáveis ou não. Então, o fumante acaba utilizando o cigarro para lidar com estresse, solidão, para relaxar e até mesmo para comemorar.
Dependência comportamental ou de hábito: O fumante estabelece uma rotina no uso do cigarro, associando o ato de fumar a algumas atividades e hábitos, como fumar e tomar um cafezinho, fumar após as refeições, fumar antes de dormir, fumar para ir ao banheiro etc. Nesses casos, muitas vezes o fumante acende o cigarro automaticamente, até mesmo sem saber.

Cerca de dois milhões de pessoas têm acesso a medicamentos sem receita

Lembro-me do tempo em que eu fazia meus trabalhos escolares com as extintas máquinas de escrever. Eram tempos difíceis, confesso, porém se formos analisar o contexto do mundo em que vivemos, digo que aquela era a tal "época de ouro". Mas você pode estar se perguntando: por que esse cara está falando em máquina de escrever, tempos de ouro...? Eu explico:

Muitas crianças na escola, hoje, sequer ouviram falar em máquinas de escrever ou mesmo as que ouviram, caçoaram dela. Isso tem um porquê: hoje, existe uma poderosíssima fonte de pesquisa e agilidade nos trabalhos, que é a Internet. A grande rede possibilita os usuários a acessarem em velocidades cada vez mais rápidas, informações (na maioria das vezes, precisas) sobre qualquer conteúdo que desejarem.

Mas essa máquina de informações cresce a cada dia e oferece cada vez mais serviços que acomodam o ser humano, limitando-o apenas a uma cadeira e um micro com conexão telefônica. Pronto. Está aí tudo o que você deseja, não só informações como também produtos! Isso mesmo, hoje se pode até mesmo fazer compras em questão de minutos, sem sair de casa.

– Oras, mas conforto não é o que há?!

Concordo, mas toda essa comodidade infelizmente não reflete só um aspecto positivo. Nos dia de hoje, podemos ver nas revistas que está crescendo assustadoramente a venda de drogas ilegais pela Internet. É claro! Somos seres "inteligentíssimos" e, se é possível receber em casa a nossa compra do mês sem irmos ao supermercado, poderemos também adquirir uma dose de psicotrópico fácil, fácil através de farmácias com serviço delivery! Pesquisas já informam que cerca de dois milhões de pessoas têm acesso a esses tipos de medicamentos pela Internet, sem receita médica. É realmente um fato alarmante.

Que saudade da minha máquina de escrever! É por isso que eu falei da tal época de ouro. O que era até então, benéfico, se tornou motivo de preocupação nas mãos do "homem inteligente".

O mais engraçado disso tudo é que quando se fala em grandes conteúdos da Internet, muitas vezes nem damos importância para o peso real dessa expressão, mas quando lemos uma notícia desse nível ficamos estupefatos. É, amigo internauta... você pode nem imaginar, mas neste momento milhares de coisas estão expostos a você e, é inevitável concluir que da mesma maneira, você está exposto a todas elas. Quer uma dica: Escolha somente o que vai lhe edificar!
Anderson Machado - Fundação João Paulo II
webcorrecao@cancaonova.com

03/03/2005 - 12h00

12º Festejar
Ernestina

.: Ouça esta colocação

Este passo completa o ciclo deste projeto de vida, mas não pára aqui, começamos tudo de novo. A cada passo que dou eu terei mais graça, mais bençãos.


11º passo: celebrar
Dom Irineu Danelon, bispo de Lins - SP

.: Ouça esta colocação

Fazei tudo para a glória de Deus! A Missa nos leva a fazer o sacrifício.

10º passo servir
Vitor, de São Bernardo do Campo - SP

.: Ouça esta colocação

São Lucas 1, 6 -21. Seguir o exemplo de Maria, "Eis aqui a serva do Senhor". Maior é aquele que serve os demais. Muitos se libertam das drogas e seguem sua vida e não servem os demais. É preciso ajudarmos os outros também.



Que Deus nos renove, derramando sobre todos nós seu Espírito Santo. Enchendo nosso corações com novos entusiamos, esperança e principalemte confiança em Deus para admitir, confiar, esperar e entregar nossa vidas a Ele.
Glorificamos a Deus por este ano que passou, por todas as dificuldades e obstáculos, pelos novos amigos, por toda força que Ele nos tem dado e agradecemos pelo ano de 2010, pelos novos obstáculos que virão e principalmente, por toda força que Deus vai continuar nos dando para enfrentá-los.


FELIZ ANO NOVO A TODOS !!!!