Vamos pra Canção Nova!
Você se lembra do Acampamento da Pastoral da Sobriedade do ano passado? (clique aqui para ver as fotos) Foi uma verdadeira chuva de bençãos.
Você sentiu saudade desse Congresso ou você que ainda não foi está com vontade de ir?
Então, esse é o momento!

Acampamento da Pastoral da Sobriedade na Canção Nova

Evento: Acampamento Pastoral da Sobriedade
Data: 26/11/2010  a  28/11/2010 Endereço: Rua João Paulo II - Alto da Bela Vista Cidade: Cabrália Paulista / São Paulo  Brasil
Presença de: Show lançamenro CD Jesus Menino
Info. Gerais: Dom Irineu Danelon, Padre Ivan Paixão, Membros Coordenadores Nacional da Pastoral da Sobriedade/ CNBB, Dunga e Comunidade Canção Nova



Saída de Campo Grande/MS no dia 25/11 Mais informações ligue: (67) 9246-2543 / 9256-2106




Esses vídeos mostram os melhores momentos do Programa Minha Família é Assim, postado dia 29 de abril deste ano, e fala sobre o desafio de evangelizar os adolescentes.


 
 







Fonte: http://blog.cancaonova.com/minhafamilia/?p=5549

1- Tipos de consumo

Aquele que experimenta:


Usa uma única vez, numa festa ou situação especial. Esta primeira experiência, não evolui, no entanto, para

situações de dependência, já que, a pessoa, em regra, não quererá repetir o consumo. Geralmente, o processo, inicia-se com o consumo de álcool e/ou tabaco. Pode ser considerado como “normal” no processo da adolescência e é parte integrante de tantas outras experiências. As estatísticas demonstram que a maioria dos adolescentes que experimentam drogas não evoluem para o abuso ou dependência.

O uso transitório de drogas durante a adolescência não é indicativo de um perfil característico do "viciado" ou

"toxicómano", mas, a possibilidade de risco aumenta quando o uso experimental é de drogas "pesadas"
injectáveis, com sérios efeitos para a saúde. Quanto mais precocemente ocorre essa experiência, maior é o risco do jovem tornar-se um utilizador regular e dependente.

Aquele que usa eventualmente:


Usa em situações especiais - festas, shows, na praia, mas não é dependente. Não utiliza drogas durante longos períodos sem que daí advenham quaisquer problemas. Não há prejuízos na vida do adolescente, mas a possibilidade de evoluir para o abuso ou dependência, principalmente se apresentar factores de risco pode ser real.


Aquele que abusa:


Uso contínuo e regular com progressivos prejuízos no rendimento escolar, na família, no trabalho e no grupo de amigos. Mesmo ciente dos prejuízos tem dificuldade em abandonar os consumos.


Dependência:


Uso frequente de doses cada vez maiores em virtude da tolerância (há a necessidade de consumir a substância cada vez em maiores quantidades para obter os mesmos efeitos). Apresenta risco quanto a sua segurança (devido à exposição à chantagens e envolvimento com traficantes). Apresenta sintomas de abstinência. Não consegue abandonar o uso de substâncias sem tratamento.



2 - Porque é que alguns adolescentes usam drogas?


São inúmeros os motivos que podem levar um jovem a experimentar e por vezes recorrer à utilização de

substâncias psicoactivas de uma forma continuada:

- Curiosidade pelo que é novo e diferente.


- A adolescência é um período de consolidação da identidade e da independência e, como tal, o jovem, pode sentir a necessidade de mostrar que pode tomar certas atitudes e comportamentos.


- Uso familiar de medicamentos para resolver todos os problemas (estimulantes do apetite,vitaminas,tranquilizantes, estimulantes, etc.).


- Importância dos modismos (nas roupas, acessórios, músicas e ...drogas).


- Há necessidade de desafiar as regras impostas e cometer atitudes consideradas ilícitas.


- Influência de amigos e da pressão do grupo de pares. Frequentar a mesma escola, sair à noite com o mesmo grupo, usar o mesmos tipo de roupas, utilizar as mesmas gírias e ouvir as mesmas músicas também são típicos desta faixa etária. Muitas vezes o consumo torna-se "necessário" para ser-se aceite pelo grupo.


- Ausência de regras e limites claros nos ambientes familiar e escolar.


- Busca de prazer e de sensações diferentes.


- Sentimento de invulnerabilidade face ao perigo ("comigo não acontece").


- Imediatismo: há dificuldade em pensar a longo prazo e o adolescente toma decisões com base no

aqui e agora. O jovem é movido por impulsos, muitas vezes sem pensar nas consequências dos seus actos.

- Busca do alívio da tensão, tédio, ansiedade, frustração e conflitos familiares.


- A droga é utilizada como solução mágica para resolver problemas difíceis, promovendo uma sensação de superioridade e autoconfiança.




3 - O que são drogas ou substâncias psicoativas?


Toda a substância que produza efeitos no organismo pode ser classificada como droga. Portanto, o uso de

substâncias torna-se um problema, quando o objectivo é provocar alterações mentais (nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional) levando o uso continuado à dependência física e/ou psicológica.

São substâncias que o indivíduo utiliza voluntariamente com o objectivo de atingir determinados estados de

consciência. Neste grupo incluem-se as substâncias consideradas legais, como o álcool e o tabaco.

Drogas frequentemente utilizadas


Os estudos efectuados sobre o uso de drogas na adolescência geralmente não reflecte a realidade já que as

pesquisas efectuadas nas escolas não consideram, em regra, os alunos que já abandonaram os estudos em
virtude do uso/abuso de drogas. Independentemente da população pesquisada, as substâncias utilizadas com
maior frequência são as consideradas de uso lícito: o tabaco e o álcool.

O haxixe é considerado por muitos jovens adolescentes uma substância inofensiva e que não vicia, sendo muitas vezes a porta de entrada para o uso de substâncias potencialmente mais nocivas à saúde, como a heroína e a cocaína.


Fonte: http://www.psicoastro.com/artigos/drogas-na-adolescencia 

Prevista para o dia 16/05




Aguardem....

Então sinta-se convidado para:

Este blog está lindo e necessário. Parabéns. Vamos divulgá-lo para ser melhor usufruído.
No dia 06 e 07 deste mês estivemos em São Paulo - Capital participando de um cruso de Formador de Agentes da Pastoral da Sobriedade, com linguagem uinificada para todo o Brasil. E em breve estaremos realizando o mesmo no MS, para todos os agentes atuantes e para quem quiser se reciclar ou se capacitar. Que N.Sra. passe à nossa frente e nos ajude a organizar este encontro no local e na data que o Senhor já preparou para nós. Com carinho,

                       Pedrina (Coordenadora Diocesana).




Pessoas em recuperação, renunciam aos vícios e pedem perdão a Deus



Em cada ocasião, Deus nos propõe que levemos a evangelização aos que sofrem aos discriminados, que vivem à margem da sociedade.
Para cada flagelo, Deus suscita novos profetas. A Pastoral da Sobriedade surgiu uma resposta concreta da Igreja a este problema da dependência química, promovendo a recuperação e preservação da dependência química.

Padre João testemunha sobre o início da pastoral da sobriedade

"Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal." (Deuteronômio 30,15)
No livro de Deuteronômio, o Senhor nos pede que escolhamos a vida e nos diz "hoje coloco diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição".
Escolher a vida é dizer sim ao projeto de Jesus. Se escolhermos a vida, viveremos. Se optarmos pela morte, com certeza pereceremos e toda família perecerá junto, porque a patologia da dependência química vai se instalando no nosso coração e também na nossa família. Hoje podemos fazer esta opção.

Nos alegramos na festa do Sagrado Coração de Jesus, porque a Igreja suscitou através de muitas pessoas esta missão de levar a esperança do Evangelho de Jesus para todas estas famílias que sofrem. Por isso, não nos deixamos seduzir pelas drogas que o mundo oferece, mas abraçamos a proposta do Evangelho.

Colocamos no coração de tantos o desejo para que as pessoas optam pelo sim à vida, a dignidade. Quem sabe lidar com a vida não entra nas drogas. Mas, para isto, nós Igreja e família somos co-responsáveis em conduzir aqueles que amamos no caminho de Deus, apresentando para eles este Jesus Cristo que é libertador, que nos salva e purifica de todo sinal de morte em nossas vidas.
Que o pai e a mãe sejam os primeiros a ensinar a seus filhos este caminho de sobriedade.

Viver a sobriedade é viver a santidade que a Igreja nos propõe. Quem conhece a Jesus será um defensor da vida e não entrará nas drogas. A pastoral da sobriedade vem para ajudar as famílias, aos jovens a optarem pela a vida; e vida em abundância.

(Dt 30,19) A primeira vocação para qual Deus nos criou foi a felicidade. É essa felicidade que eu procuro todos os dias da minha vida e com certeza, ela não está nas coisas do mundo. Quem conhece a Jesus, com certeza cada vez mais será um defensor da sua própria vida – não entrará neste caminho de morte e destruição.

A pastoral da sobriedade nos propõe um programa de vida nova, que na realidade dura um só dia porque é só por hoje que eu faço a minha opção pela vida.

Quando Jesus morre na cruz, dá a todos nós a expressão maior de seu amor. Faz com que todos conheçam seu amor imensamente, um amor que faz com que estejamos a serviço de nossos irmãos e irmãs.

A Pastoral da Sobriedade atualiza os milagres de Jesus, à medida que nos unimos com Igreja como a comunidade, podemos vencer a morte, temos a certeza que estamos fazendo a vontade de Deus. Lutar pela sobriedade é lutar diariamente, optar a cada dia pela vida.

É uma alegria dizer que sou da Igreja Católica, pois a nossa Igreja vem auxílio às nossas necessidades. Que alegria nos reunir como família para que ninguém fique à margem da sociedade.
Hoje, no Brasil, são mais de 30 milhões de dependentes químicos, mas precisamos nos libertar. E para que esta libertação aconteça, é preciso conhecer a Palavra de Deus e propagar a Palavra de Deus.


Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Anderson Nunes

--------------------------------------------------------------

Padre João Cecomello


--------------------------------------------------------------

23/06/2006 - 20h00


O povo que é pequeno e simples, é este povo que Deus escolhe para fazer com que o mundo todo veja a luz da salvação, afinal de contas é isso que diz a leitura hoje.

Nunca imaginávamos que a salvação do mundo viria por uma criança. Quando todas as expectativas do mundo esperavam algo extraordinário para a salvação do mundo, é um Homem que em sua cruz salva toda a humanidade. Como pode alguém salvar o mundo morrendo em uma cruz? E mais uma vez surpreendeu a todos.

Nossa confiança não está nos poderes, nem nos instrumentos que os homens utilizam para alcançar sucesso. A confiança em Deus está onde a gente menos espera. Na simplicidade. É esta a espiritualidade de São João.

.: OUÇA: Padre Zacarias fala sobre a abstinência e sobriedade

O Evangelho fala sobre a bondade de Deus, dando a graça de Isabel gerar João, mesmo sendo estéril. Nossa sociedade também está um pouco estéril.

Pedimos ao Senhor para que podssamos ser profetas da sobriedade. João foi um grande profeta e hoje somos convidados a ser novos profetas. Todos somos convidados ser profetas da sobriedade. A Igreja precisa de gente da sobriedade, precisamos mais do que nunca ser profetas da sobriedade.


O que é sobriedade? Sobriedade e abstinência: existe uma confusão entre as duas palavras. Claro que abstinência está relacionada com sobriedade. Abstinência é uma privação - voluntária ou não - ao menos em relação a droga. A sobriedade é muito mais que a abstinência, é um estado de vida, uma estado espiritual, é um fruto do Espírito Santo, é uma graça de nos afastar do objeto que nos faz mal, mas também de dizer sim. Sim ao amor.

Em Gálatas, Paulo diz da temperança, que é estarmos atentos para fazer tudo o que é possível para que acima de tudo sobressaia esta virtude que é a sobriedade. Abstinência fala do afastamento do objeto mal, mas sobriedade é um estado de espírito.

A sobriedade é feliz, trás paz, alegria.
Jovens, crianças, idosos, convertidos e recém-convertidos são convidados a fazerem diferença no mundo e serem diferentes pela sobriedade.

Transcrição: Elcka Torres
Foto: Anderson Nunes

--------------------------------------------------------------

Padre Zacarias
Pastoral da sobriedade


--------------------------------------------------------------

24/06/2006 - 17h00


.: VÍDEO desta palestra

Estamos com os grupos de auto-ajuda para orientar as famílias tirando do coração toda angústia, sofrimento, medo e indignação de saber que tem um dependente dentro da sua casa. No primeiro momento, gera-se um sentimento de revolta. Aí nós orientamos que algo está faltando em casa, para que a família preste um pouco mais de atenção e haja aquele amor incondicional gerado através da Palavra de Deus.

Mesmo que o dependente ainda não queira, a família tem que mudar seu comportamento e transmitir esse amor para que ele retome a segurança que perdeu e que gerou um vazio existencial no seu interior.

Nos grupos de auto-ajuda juntamos todos na hora do grupo de partilha e separamos as pessoas da mesma família.
Na situação de vida daquele dependente que está no grupo, outros podem ver em outro dependente o mesmo sofrimento que vive o dependente que vive em sua família.
Ouvindo a revolta de quando ele chega em casa, depois de não ter resistido diante da droga ou da bebida, mesmo depois de ter feito o propósito de fugir das drogas.

No fundo, dentro do seu coração, o dependente sabe que a família o quer de volta. Quando ele se decidir pode voltar para casa, pois todos estarão de braços abertos.
A reinserção tem que começar aí, e não quando o dependente termina o processo de recuperação.

O dependente precisa perceber este apoio e amor incondicional no novo comportamento da família. É a parte que cabe à família – mudar de comportamento, mudar sua maneira de viver. O reinserir, trazer de volta para a família, para a Igreja e a comunidade em geral.

Melhor do que falar é ouvir


Gilson
Várzea Grande/MT

--------------------------------------------------------------

Ernestina
Pastoral da Sobriedade


--------------------------------------------------------------

24/06/2006 - 15h05







Ao falar sobre dependência de cigarro, muita gente pensa apenas na dependência física causada por ele, na necessidade que o corpo passa a ter em relação às substâncias do fumo. Porém, este não é o único tipo de problema que ele causa no ser humano. Além da física, outros tipos de dependência passam a fazer parte da vida do fumante. São eles:
Dependência Física: O organismo do fumante se acostuma a receber certa dose de nicotina e, quando ele deixa de fumar, o corpo sente falta e precisa se adaptar à ausência dessa substância. Este período de adaptação é denominado Síndrome de Abstinência, quando podem ocorrer: ansiedade, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração, tristeza, dor de cabeça, tonteira, alterações no sono e no ritmo intestinal.
Dependência psicológica ou emocional: O cigarro serve, muitas vezes, como uma bengala, um amortecedor para as emoções, sejam elas desagradáveis ou não. Então, o fumante acaba utilizando o cigarro para lidar com estresse, solidão, para relaxar e até mesmo para comemorar.
Dependência comportamental ou de hábito: O fumante estabelece uma rotina no uso do cigarro, associando o ato de fumar a algumas atividades e hábitos, como fumar e tomar um cafezinho, fumar após as refeições, fumar antes de dormir, fumar para ir ao banheiro etc. Nesses casos, muitas vezes o fumante acende o cigarro automaticamente, até mesmo sem saber.

Cerca de dois milhões de pessoas têm acesso a medicamentos sem receita

Lembro-me do tempo em que eu fazia meus trabalhos escolares com as extintas máquinas de escrever. Eram tempos difíceis, confesso, porém se formos analisar o contexto do mundo em que vivemos, digo que aquela era a tal "época de ouro". Mas você pode estar se perguntando: por que esse cara está falando em máquina de escrever, tempos de ouro...? Eu explico:

Muitas crianças na escola, hoje, sequer ouviram falar em máquinas de escrever ou mesmo as que ouviram, caçoaram dela. Isso tem um porquê: hoje, existe uma poderosíssima fonte de pesquisa e agilidade nos trabalhos, que é a Internet. A grande rede possibilita os usuários a acessarem em velocidades cada vez mais rápidas, informações (na maioria das vezes, precisas) sobre qualquer conteúdo que desejarem.

Mas essa máquina de informações cresce a cada dia e oferece cada vez mais serviços que acomodam o ser humano, limitando-o apenas a uma cadeira e um micro com conexão telefônica. Pronto. Está aí tudo o que você deseja, não só informações como também produtos! Isso mesmo, hoje se pode até mesmo fazer compras em questão de minutos, sem sair de casa.

– Oras, mas conforto não é o que há?!

Concordo, mas toda essa comodidade infelizmente não reflete só um aspecto positivo. Nos dia de hoje, podemos ver nas revistas que está crescendo assustadoramente a venda de drogas ilegais pela Internet. É claro! Somos seres "inteligentíssimos" e, se é possível receber em casa a nossa compra do mês sem irmos ao supermercado, poderemos também adquirir uma dose de psicotrópico fácil, fácil através de farmácias com serviço delivery! Pesquisas já informam que cerca de dois milhões de pessoas têm acesso a esses tipos de medicamentos pela Internet, sem receita médica. É realmente um fato alarmante.

Que saudade da minha máquina de escrever! É por isso que eu falei da tal época de ouro. O que era até então, benéfico, se tornou motivo de preocupação nas mãos do "homem inteligente".

O mais engraçado disso tudo é que quando se fala em grandes conteúdos da Internet, muitas vezes nem damos importância para o peso real dessa expressão, mas quando lemos uma notícia desse nível ficamos estupefatos. É, amigo internauta... você pode nem imaginar, mas neste momento milhares de coisas estão expostos a você e, é inevitável concluir que da mesma maneira, você está exposto a todas elas. Quer uma dica: Escolha somente o que vai lhe edificar!
Anderson Machado - Fundação João Paulo II
webcorrecao@cancaonova.com

03/03/2005 - 12h00

12º Festejar
Ernestina

.: Ouça esta colocação

Este passo completa o ciclo deste projeto de vida, mas não pára aqui, começamos tudo de novo. A cada passo que dou eu terei mais graça, mais bençãos.


11º passo: celebrar
Dom Irineu Danelon, bispo de Lins - SP

.: Ouça esta colocação

Fazei tudo para a glória de Deus! A Missa nos leva a fazer o sacrifício.

10º passo servir
Vitor, de São Bernardo do Campo - SP

.: Ouça esta colocação

São Lucas 1, 6 -21. Seguir o exemplo de Maria, "Eis aqui a serva do Senhor". Maior é aquele que serve os demais. Muitos se libertam das drogas e seguem sua vida e não servem os demais. É preciso ajudarmos os outros também.



Que Deus nos renove, derramando sobre todos nós seu Espírito Santo. Enchendo nosso corações com novos entusiamos, esperança e principalemte confiança em Deus para admitir, confiar, esperar e entregar nossa vidas a Ele.
Glorificamos a Deus por este ano que passou, por todas as dificuldades e obstáculos, pelos novos amigos, por toda força que Ele nos tem dado e agradecemos pelo ano de 2010, pelos novos obstáculos que virão e principalmente, por toda força que Deus vai continuar nos dando para enfrentá-los.


FELIZ ANO NOVO A TODOS !!!!