Prevista para o dia 16/05




Aguardem....

Então sinta-se convidado para:

Este blog está lindo e necessário. Parabéns. Vamos divulgá-lo para ser melhor usufruído.
No dia 06 e 07 deste mês estivemos em São Paulo - Capital participando de um cruso de Formador de Agentes da Pastoral da Sobriedade, com linguagem uinificada para todo o Brasil. E em breve estaremos realizando o mesmo no MS, para todos os agentes atuantes e para quem quiser se reciclar ou se capacitar. Que N.Sra. passe à nossa frente e nos ajude a organizar este encontro no local e na data que o Senhor já preparou para nós. Com carinho,

                       Pedrina (Coordenadora Diocesana).




Pessoas em recuperação, renunciam aos vícios e pedem perdão a Deus



Em cada ocasião, Deus nos propõe que levemos a evangelização aos que sofrem aos discriminados, que vivem à margem da sociedade.
Para cada flagelo, Deus suscita novos profetas. A Pastoral da Sobriedade surgiu uma resposta concreta da Igreja a este problema da dependência química, promovendo a recuperação e preservação da dependência química.

Padre João testemunha sobre o início da pastoral da sobriedade

"Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal." (Deuteronômio 30,15)
No livro de Deuteronômio, o Senhor nos pede que escolhamos a vida e nos diz "hoje coloco diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição".
Escolher a vida é dizer sim ao projeto de Jesus. Se escolhermos a vida, viveremos. Se optarmos pela morte, com certeza pereceremos e toda família perecerá junto, porque a patologia da dependência química vai se instalando no nosso coração e também na nossa família. Hoje podemos fazer esta opção.

Nos alegramos na festa do Sagrado Coração de Jesus, porque a Igreja suscitou através de muitas pessoas esta missão de levar a esperança do Evangelho de Jesus para todas estas famílias que sofrem. Por isso, não nos deixamos seduzir pelas drogas que o mundo oferece, mas abraçamos a proposta do Evangelho.

Colocamos no coração de tantos o desejo para que as pessoas optam pelo sim à vida, a dignidade. Quem sabe lidar com a vida não entra nas drogas. Mas, para isto, nós Igreja e família somos co-responsáveis em conduzir aqueles que amamos no caminho de Deus, apresentando para eles este Jesus Cristo que é libertador, que nos salva e purifica de todo sinal de morte em nossas vidas.
Que o pai e a mãe sejam os primeiros a ensinar a seus filhos este caminho de sobriedade.

Viver a sobriedade é viver a santidade que a Igreja nos propõe. Quem conhece a Jesus será um defensor da vida e não entrará nas drogas. A pastoral da sobriedade vem para ajudar as famílias, aos jovens a optarem pela a vida; e vida em abundância.

(Dt 30,19) A primeira vocação para qual Deus nos criou foi a felicidade. É essa felicidade que eu procuro todos os dias da minha vida e com certeza, ela não está nas coisas do mundo. Quem conhece a Jesus, com certeza cada vez mais será um defensor da sua própria vida – não entrará neste caminho de morte e destruição.

A pastoral da sobriedade nos propõe um programa de vida nova, que na realidade dura um só dia porque é só por hoje que eu faço a minha opção pela vida.

Quando Jesus morre na cruz, dá a todos nós a expressão maior de seu amor. Faz com que todos conheçam seu amor imensamente, um amor que faz com que estejamos a serviço de nossos irmãos e irmãs.

A Pastoral da Sobriedade atualiza os milagres de Jesus, à medida que nos unimos com Igreja como a comunidade, podemos vencer a morte, temos a certeza que estamos fazendo a vontade de Deus. Lutar pela sobriedade é lutar diariamente, optar a cada dia pela vida.

É uma alegria dizer que sou da Igreja Católica, pois a nossa Igreja vem auxílio às nossas necessidades. Que alegria nos reunir como família para que ninguém fique à margem da sociedade.
Hoje, no Brasil, são mais de 30 milhões de dependentes químicos, mas precisamos nos libertar. E para que esta libertação aconteça, é preciso conhecer a Palavra de Deus e propagar a Palavra de Deus.


Transcrição: Elcka Torres
Fotos: Anderson Nunes

--------------------------------------------------------------

Padre João Cecomello


--------------------------------------------------------------

23/06/2006 - 20h00


O povo que é pequeno e simples, é este povo que Deus escolhe para fazer com que o mundo todo veja a luz da salvação, afinal de contas é isso que diz a leitura hoje.

Nunca imaginávamos que a salvação do mundo viria por uma criança. Quando todas as expectativas do mundo esperavam algo extraordinário para a salvação do mundo, é um Homem que em sua cruz salva toda a humanidade. Como pode alguém salvar o mundo morrendo em uma cruz? E mais uma vez surpreendeu a todos.

Nossa confiança não está nos poderes, nem nos instrumentos que os homens utilizam para alcançar sucesso. A confiança em Deus está onde a gente menos espera. Na simplicidade. É esta a espiritualidade de São João.

.: OUÇA: Padre Zacarias fala sobre a abstinência e sobriedade

O Evangelho fala sobre a bondade de Deus, dando a graça de Isabel gerar João, mesmo sendo estéril. Nossa sociedade também está um pouco estéril.

Pedimos ao Senhor para que podssamos ser profetas da sobriedade. João foi um grande profeta e hoje somos convidados a ser novos profetas. Todos somos convidados ser profetas da sobriedade. A Igreja precisa de gente da sobriedade, precisamos mais do que nunca ser profetas da sobriedade.


O que é sobriedade? Sobriedade e abstinência: existe uma confusão entre as duas palavras. Claro que abstinência está relacionada com sobriedade. Abstinência é uma privação - voluntária ou não - ao menos em relação a droga. A sobriedade é muito mais que a abstinência, é um estado de vida, uma estado espiritual, é um fruto do Espírito Santo, é uma graça de nos afastar do objeto que nos faz mal, mas também de dizer sim. Sim ao amor.

Em Gálatas, Paulo diz da temperança, que é estarmos atentos para fazer tudo o que é possível para que acima de tudo sobressaia esta virtude que é a sobriedade. Abstinência fala do afastamento do objeto mal, mas sobriedade é um estado de espírito.

A sobriedade é feliz, trás paz, alegria.
Jovens, crianças, idosos, convertidos e recém-convertidos são convidados a fazerem diferença no mundo e serem diferentes pela sobriedade.

Transcrição: Elcka Torres
Foto: Anderson Nunes

--------------------------------------------------------------

Padre Zacarias
Pastoral da sobriedade


--------------------------------------------------------------

24/06/2006 - 17h00


.: VÍDEO desta palestra

Estamos com os grupos de auto-ajuda para orientar as famílias tirando do coração toda angústia, sofrimento, medo e indignação de saber que tem um dependente dentro da sua casa. No primeiro momento, gera-se um sentimento de revolta. Aí nós orientamos que algo está faltando em casa, para que a família preste um pouco mais de atenção e haja aquele amor incondicional gerado através da Palavra de Deus.

Mesmo que o dependente ainda não queira, a família tem que mudar seu comportamento e transmitir esse amor para que ele retome a segurança que perdeu e que gerou um vazio existencial no seu interior.

Nos grupos de auto-ajuda juntamos todos na hora do grupo de partilha e separamos as pessoas da mesma família.
Na situação de vida daquele dependente que está no grupo, outros podem ver em outro dependente o mesmo sofrimento que vive o dependente que vive em sua família.
Ouvindo a revolta de quando ele chega em casa, depois de não ter resistido diante da droga ou da bebida, mesmo depois de ter feito o propósito de fugir das drogas.

No fundo, dentro do seu coração, o dependente sabe que a família o quer de volta. Quando ele se decidir pode voltar para casa, pois todos estarão de braços abertos.
A reinserção tem que começar aí, e não quando o dependente termina o processo de recuperação.

O dependente precisa perceber este apoio e amor incondicional no novo comportamento da família. É a parte que cabe à família – mudar de comportamento, mudar sua maneira de viver. O reinserir, trazer de volta para a família, para a Igreja e a comunidade em geral.

Melhor do que falar é ouvir


Gilson
Várzea Grande/MT

--------------------------------------------------------------

Ernestina
Pastoral da Sobriedade


--------------------------------------------------------------

24/06/2006 - 15h05