O povo que é pequeno e simples, é este povo que Deus escolhe para fazer com que o mundo todo veja a luz da salvação, afinal de contas é isso que diz a leitura hoje.

Nunca imaginávamos que a salvação do mundo viria por uma criança. Quando todas as expectativas do mundo esperavam algo extraordinário para a salvação do mundo, é um Homem que em sua cruz salva toda a humanidade. Como pode alguém salvar o mundo morrendo em uma cruz? E mais uma vez surpreendeu a todos.

Nossa confiança não está nos poderes, nem nos instrumentos que os homens utilizam para alcançar sucesso. A confiança em Deus está onde a gente menos espera. Na simplicidade. É esta a espiritualidade de São João.

.: OUÇA: Padre Zacarias fala sobre a abstinência e sobriedade

O Evangelho fala sobre a bondade de Deus, dando a graça de Isabel gerar João, mesmo sendo estéril. Nossa sociedade também está um pouco estéril.

Pedimos ao Senhor para que podssamos ser profetas da sobriedade. João foi um grande profeta e hoje somos convidados a ser novos profetas. Todos somos convidados ser profetas da sobriedade. A Igreja precisa de gente da sobriedade, precisamos mais do que nunca ser profetas da sobriedade.


O que é sobriedade? Sobriedade e abstinência: existe uma confusão entre as duas palavras. Claro que abstinência está relacionada com sobriedade. Abstinência é uma privação - voluntária ou não - ao menos em relação a droga. A sobriedade é muito mais que a abstinência, é um estado de vida, uma estado espiritual, é um fruto do Espírito Santo, é uma graça de nos afastar do objeto que nos faz mal, mas também de dizer sim. Sim ao amor.

Em Gálatas, Paulo diz da temperança, que é estarmos atentos para fazer tudo o que é possível para que acima de tudo sobressaia esta virtude que é a sobriedade. Abstinência fala do afastamento do objeto mal, mas sobriedade é um estado de espírito.

A sobriedade é feliz, trás paz, alegria.
Jovens, crianças, idosos, convertidos e recém-convertidos são convidados a fazerem diferença no mundo e serem diferentes pela sobriedade.

Transcrição: Elcka Torres
Foto: Anderson Nunes

--------------------------------------------------------------

Padre Zacarias
Pastoral da sobriedade


--------------------------------------------------------------

24/06/2006 - 17h00

0 comentários:

Postar um comentário